A Onda

Tenho observado uma onda de fotógrafos vendendo “segredos” para criar imagens “perfeitas”, é aquela corzinha ali, um pack de presets aqui e até mesmo dicas de como posicionar sua modelo para deixar ela maravilhosa e com um feed incrível.

No meio dessa onda artificial, que me parece uma daquelas toscas feitas em piscinas de parque aquático, pouco se fala que a fotografia é uma arte e é por isso que você não deve acreditar 100% nessas fórmulas de criar imagens perfeitas. Já parou pra pensar que basta uma chapa de raio-x velho, um estilete e um spray preto para criar um stencil? Parece tão simples né, mas então por que não encontramos um Banksy em cada esquina?

O Instagram ama essas imagens pasteurizadas, e ao ver a quantidade de likes que elas recebem diariamente já chegou a passar pela sua cabeça que é isso que vai dar certo pra você.

Infelizmente esses "segredinhos" não vão mudar em nada o seu trabalho porque a boa fotografia é algo metafísico, ela simplesmente acontece, é como sentir a vibração de um solo enlouquecido de uma guitarra, você não vai conseguir pensar em nada quando estiver criando uma.  

A questão é, você já criou uma?

Foto: Wagner Roger - Lima - Peru, 2018.

Foto: Wagner Roger - Lima - Peru, 2018.